top of page

O que são entidades paraestatais?

Foto do escritor: Maria Eduarda HartenMaria Eduarda Harten

São consideradas entidades paraestatais os serviços sociais autônomos (conhecido como sistema “S”), as organizações sociais, as organizações da sociedade civil de interesse público, as instituições comunitárias de educação superior e as denominadas entidades de apoio.


Alguns doutrinadores incluíram essas entidades no que vieram a chamar de “terceiro setor”, composto por entidades da sociedade civil de fins públicos e não lucrativos. Esse terceiro setor coexiste com o primeiro setor, que é o Estado, e o segundo setor, que é o mercado.


O Terceiro Setor é sinônimo do termo “paraestatais”, trata-se do grupo das instituições privadas sem fins lucrativos que podem vir a colaborar com a promoção de políticas públicas, integrado por sujeitos e organizações privadas comprometidos com a realização de interesses coletivos e a proteção de valores supraindividuais.


Para José dos Santos Carvalho Filho, o terceiro setor resulta de iniciativas da sociedade civil, através de pessoas de atuação voluntária, associações e organizações não governamentais, para a execução de funções eminentemente sociais, sem alvejar resultados lucrativos, como as pessoas empresariais em geral.


Nessa toada, o terceiro setor caracteriza-se por prestar atividade de interesse público, por iniciativa privada, sem fins lucrativos. O estudo sobre esse tema é de extrema importância para se entender o cenário geral acerca das entidades privadas sem fins lucrativos.


 

Bibliografia:

PIETRO, Maria Sylvia Zanella di. Direito administrativo. 33 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015.

TANAKA, Sônia Yuriko Kanashiro et al. Panorama atual da administração pública no Brasil. São Paulo: Malheiros, 2012.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page